DETECTADOS 7 APLICATIVOS NA GOOGLE PLAY STORE QUE ESPIONAVAM USUÁRIOS

Pesquisadores de ameaças em dispositivos móveis da Avast detectaram os apps que, provavelmente, foram projetados por um desenvolvedor russo para permitir que os usuários persigam funcionários, pessoas com as quais têm um relacionamento amoroso ou crianças.


A Avast já relatou os sete aplicativos para a Google, que os removeu da Play Store. Os aplicativos detectados pelos pesquisadores da Avast são chamados “Spy Tracker”, “Employee Work Spy” e “SMS Tracker“. Juntos, esses aplicativos foram instalados mais de 130.000 vezes, sendo que os apps mais instalados foram Spy Tracker e o SMS Tracker, ambos com mais de 50.000 instalações.

Todos os aplicativos exigem que o espião tenha acesso ao telefone, que deseja espionar. A pessoa precisa baixá-lo na Google Play Store e instalá-lo no dispositivo de destino. O app solicita que o usuário, que instalou o aplicativo, insira seu endereço de e-mail e, depois disso, uma senha para o aplicativo de espionagem que será enviada ao espião.

Os aplicativos podem rastrear a localização da pessoa que está sendo vigiada, coletar seus contatos, SMS e histórico de chamadas. Uma vez enraizado no telefone, também permite que o espião colete as mensagens de WhatsApp e Viber da vítima.

Os aplicativos foram publicados com os seguintes nomes:

– Track Employees Check Work Phone Online Spy Free

– Spy Kids Tracker

– Phone Cell Tracker

– Mobile Tracking

– Spy Tracker

– SMS Tracker

– Employee Work Spy

“Esses aplicativos são altamente antiéticos e problemáticos para a privacidade das pessoas e não devem estar na Google Play Store, pois promovem comportamentos criminosos e podem ser abusivos por empregadores, perseguidores ou parceiros para espionar suas vítimas. Alguns desses aplicativos são oferecidos como apps de controle parental, mas suas descrições mostram uma imagem diferente, dizendo aos usuários que o aplicativo permite que “fiquem de olho em trapaceiros”. Classificamos esses aplicativos como stalkerware e, usando a apklab.io, podemos identificar esses apps rapidamente e colaborar com a Google para removê-los”, afirmou Nikolaos Chrysaidos, head de Inteligência e Segurança de ameaças em dispositivos móveis, que identificou os aplicativos usando a apklab.io, uma plataforma de detecção de ameaças em dispositivos móveis da Avast.

Os apps

Veja abaixo uma descrição dos aplicativos, editada, para conhecer 3 dos 7 apps já removidos:

SMS Tracker – Apps na Google Play

Employee Monitor
Serve para rastrear SMS durante o período de trabalho é importante, tempo é dinheiro. O aplicativo ajudará você a monitorar o tempo de trabalho de seus funcionários, para economizar tempo e dinheiro. Notifique os usuários dos telefones no trabalho, que você irá instalar o app. Ele ensinará os seus funcionários a usar seu tempo com sabedoria, reduzir o tempo gasto com chats e chegar a tempo no trabalho. Funcionalidades de economia de tempo de trabalho:

– Defina a área geográfica
– Visualize a hora que os funcionários chegam no trabalho
– Veja a hora quando saem do trabalho
– Monitore durante o horário comercial
– Verifique o histórico de chamadas telefônicas
– Visualize mensagens de textos e chamadas
– Rastreie SMS
– Colete listas de contatos de trabalho em uma única conta

Spy Tracker – Apps na Google Play

O apk é o mais adequado para espionar seus filhos. Tem diversos recursos. Saiba mais sobre a vida, interesses, amigos e planos do seu filho. Os pais são responsáveis por cada passo dado por suas crianças. Então, este aplicativo é criado para monitorá-las e protegê-las dos perigos que podem ser revelados via celular. É melhor falar com as crianças, mas se você não é um bom ouvinte confira as características:

– Encontrar localização em tempo real
– Ver histórico de movimentos no mapa
– Ver locais que o proprietário do telefone visitou
– Verificar o que as pessoas digitam em mensagens de texto
– Ler textos recebidos, receber mensagens
– Obter histórico de chamadas (entrada e saída)
– Programa para visualizar as condições da bateria
– Fique de olho nos trapaceiros.

Como usar:
– Peça permissão ao proprietário do telefone/notifique o proprietário do telefone
– Baixe o aplicativo no telefone de destino
– Instale o aplicativo

Employee Work Spy – Apps na Google Play

Encontrar um funcionário qualificado é apenas parte de uma tarefa. O maior desafio é mantê-lo fiel à empresa e à sua missão. Muitos funcionários talvez possam estar apenas fugindo das tarefas, durante o horário de trabalho. As pessoas geralmente espionam crianças, mas os funcionários também precisam de um controle estrito. O programa Employee Work Tracker possibilita que você evite perigos em situações de negócios. Prevenção – espionagem: Meu próprio negócio foi seriamente danificado, quando um de meus funcionários estava vendendo informações da empresa, idéias inovadoras e propriedade intelectual para uma companhia terceirizada. Descobri isso, apenas quando instalei o aplicativo nos telefones dos funcionários e vi as discussões.

– Desperdício de tempo/dinheiro dos funcionários
Viajar a negócios é uma tarefa que exige responsabilidade. Custam muito dinheiro e levam muito tempo. Mas nem todos os funcionários assumem esse comprometimento. Eles podem estar sentados em um café, ao invés de participar de um importante seminário. Use o nosso programa para observar e evitar isso.

Oportunidades com o aplicativo:
– Proteja sua reputação e propriedade intelectual
– Veja comunicações de negócios, leia textos, receba mensagens e chats
– Localize o telefone dos funcionários no trabalho, para ver onde estão no horário comercial, monitore as pessoas.
– Rastreador de localização de atuais trapaceiros
– Receba ligações, monitore registros e o celular como ouvinte para identificar um funcionário trapaceiro. – Anti-roubo: encontre um telefone perdido, encontre um telefone roubado
– Receba mensagens, receba chamadas em qualquer lugar do mundo, até mesmo no exterior
– Monitore listas de contatos e colete todos os contatos comerciais em um só lugar
– Não há um limite online para determinar áreas importantes para o seu negócio
– Receba uma notificação, quando as pessoas atravessarem essa fronteira.

Use apk legalmente. Notifique os usuários do telefone de trabalho sobre a instalação do apk.
Opinião do editor

É um absurdo que o Google permita que estes apps entrem na lista de produtos oficiais da loja. Já está na hora da empresa mudar sua política.

Nós indicamos sempre que você verifique as notas dadas ao app e, ao menos, 3 páginas de comentários sobre ele dentro do próprio aplicativo. Além disso, espionar seus filhos e companheiros pode parecer algo bom para alguns, especialmente os pequenos sob o pretexto de que quer protegê-los, mas não é. Não faça. Com relação a controlar o que os funcionários fazem ou não fazem também é errado. Se desconfia dele chame-o para uma conversa e coloque em panos limpos.

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.